Blog do marco jacobsen


Jean Baptiste Debret

Toda sexta-feira, eu faço um cartum para a Folha de Londrina sobre Curitiba. Este foi feito sobre a obra do artista francês Jean Baptiste Debret. Debret integrou a Missão Artística Francesa, que esteve no Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, tornou-se professor de pintura em seu ateliê. De 1823 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, atividade que alternava com viagens para várias cidades do país, que incluiu Curitiba, em 1827, quando produziu a aquarela em questão. Nas viagens retratava tipos humanos, costumes e paisagens locais. Entre 1834 e 1839, editou, em Paris, o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, ilustrado com aquarelas e gravuras produzidas com base em seus estudos e observações.

abaixo, a gravura original



Escrito por marco jacobsen às 11h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


imagem roubada



Escrito por marco jacobsen às 14h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 solda
 benett
 pryscila
 rico
 orlando
 pato de laranja
 tiago recchia
 miran
 furacão humor
 flávio jacobsen
 rettamozo
 J.Bosco
 rafael sica
 Jean
 Frank
 Flávio Jacobsen
 Tinta China
 osni gomes
 polaco da barreirinha
 paulinha rock and roll
 dálcio
 duke
 ronise vilela
 katia michelle
 Novaes
 célia musilli
 biratan
 gilmar
 zé beto
 Jota